Férias de Verão no Norte de Itália
Conhecer a Itália de alto abaixo é o meu sonho desde sempre. Já conhecia Veneza (que já visitei 3 vezes e não me canso) e este ano decidimos tirar 15 dias para conhecer novas cidades. Foi um grande desafio por vários motivos. Primeiro, está um calor desgraçado em Itália no mês de Julho. O que vale é que levava sempre os fatos de banho comigo no caso de querermos nos refrescar no mar ou num rio. Segundo, fazer várias cidades com crianças de 4 e 6 anos, não é o mesmo que fazê-lo só entre adultos. Houve coisas que não pudemos fazer como passear pelos trilhos em Cinque Terre. Estava demasiado calor e demasiadas pessoas para sujeitar as crianças a esse percurso (porque no que diz respeito a caminhadas, são uns valentes).
Como estava a dizer, foi um desafio e foi intenso, mas valeu cada minuto e passamos umas férias memoráveis.
Em 14 dias ficamos hospedados em 4 cidades diferentes. Aterramos em Milão e ficamos lá 2 dias. De lá seguimos para Como por 2 dias. A seguir passamos 5 dias em Genova para podermo-nos deslocar até às aldeias de Cinque Terre. Por fim ficamos 5 dias em Camaiore onde descansamos um bocado, fizemos praia e aproveitamos para conhecer algumas cidades da Toscana. Para voltar para Portugal apanhamos o avião no aeroporto de Pisa (que é minúsculo).
Partilho em baixo o nosso itinerário, não só com as cidades onde ficamos, mas também algumas das que visitámos.
Deslocamo-nos de comboio entre cada cidade. Já tinha ouvido dizer que a rede de comboios em Itália é muito boa e é verdade. Para além disso o preço é muito acessível. Comprei os bilhetes de comboio com antecedência no site da Tren Itália e consegui sempre ter 4 lugares juntos com mesa no meio.
Nos últimos 2 dias de férias, alugámos um carro para passear e visitar algumas cidades na Toscana.
No total visitamos 15 cidades:
Milão
Como
Lenno
Bellagio
Genova
Portofino
Levanto
Riomaggiore
Manarola
Vernazza
Monterosso al mare
Camaiore
Pisa
Volterra
San Gimignano
Para planear a viagem utilizei a aplicação Trello. Descrevi o circuito que iríamos fazer e anexei tudo o que era bilhetes de avião, comboios, museus, informações sobre os alojamentos, etc. Dá para partilhar a pasta com várias pessoas, assim o meu marido tinha com ele todas as informações sobre a viagem também e permitiu-nos não estar a imprimir bilhetes.
Não consigo escrever tudo o que tenho a dizer sobre a nossa viagem num único artigo, por isso publiquei 4 artigos:
Espero que gostem.
Ficam desde já aqui algumas fotos da nossa viagem até lá.
Milão
Milão
Como
Ferry em Como
Villa Balbianello (Lenno)
Riomaggiore
Portofino
Pisa
Para mais conteúdo sobre a nossa viagem a Itália, podem seguir-nos no Instagram