Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cenas & Coisas

Cenas & Coisas

11.Dez.18

Pousada Serra da Estrela

Descobri por acaso a Pousada da Serra da Estrela quando estava a pesquisar hóteis onde passar um fim-de-semana tranquilo em família, onde houvesse piscina, paísagens bonitas e que ficasse perto de pontes de interesse. Este hotel superou as expectativas a todos os níveis, apesar de não termos tido muita sorte com o tempo. Mas já decidimos que havemos de voltar lá, mais perto da Primavera. 

 

IMG-0914.JPG

 

Antes de mostrar mais fotografias e contar como correu o nosso fim-de-semana, vamos falar um bocado da história deste hotel. 

Antes de ser renovado e inaugurado em 2014 como unidade hoteleira, a Pousada era mais conhecida como o Sanatório de Penhas da Saúde, onde levavam os doentes de tuberculose e outros doentes da ferroviária para ficarem isolados da sociedade. Em 1950 era o Sanatório do Estado. Esperava-se que os doentes encontrassem cura natural do facto de estarem num local alto e arejado. Em 1970, depois dos progressos na saúde, foi encerrado pelo Ministério da Saúde. Em 1976, serviu para acolher retornados das colónias e nos anos 80 o edifício foi abandonado e começou a degradar-se. 

Se querem ver as fotos do antes e depois e saber mais sobre o hotel, leiam este artigo que encontrei: http://visao.sapo.pt/actualidade/visaose7e/o-antes-e-depois-da-pousada-da-serra-da-estrela=f778556

 

pousada-serra-estrela.jpg

(foto do site da Pousada)

 

Pronto, agora falemos da nossa estadia. Tivemos pouca sorte com o tempo. Ainda bem que tirei fotografias assim que chegamos porque nos dois dias que estivemos lá, foi só nevoeiro. Por isso a primeira foto e as seguintes que vêem neste artigo, foi o único momento em que conseguimos apreciar a vista que é magnífica. 

 

IMG-0910.JPG

 

IMG-0912.JPG

 

Ficamos num quarto clássico mas adaptado para famílias (2 adultos e 2 crianças). Não tenho nada a apontar de negativo ao quarto. Espaçoso, muito bem agençado, com berço para a bebé e cama baixa para o pequenote. Assim que viu a cama saltou logo para lá. Obviamente o quarto era aquecido e na casa de banho tinha aquecimento no pavimento. Fantástico!!

 

IMG-0903.JPG

 

IMG-0904.JPG

 

IMG-0905.JPG

 

Quando chegamos, o check-in foi muito rápido, sem um montão de coisas para assinar, muito tranquilo. E ofereceram-nos um kit para a bebé, com um livro de receitas, uma compota de beber, uma amostra de papa e uma de leite adaptado. 

 

IMG-0909.JPG

 

IMG-0919.JPG

 

Já que estava bastante frio e vento lá fora, aproveitamos e fomos logo à piscina e ainda bem porque sendo Sexta-feira, conseguimos aproveitá-la sem grande afluência. No dia seguinte, já foi diferente, mas conseguimos aproveitar na mesma. 

 

IMG-0923.jpg

(foto tirada na sexta-feira...)

 

A Pousada está muito bem rehabilitada, guardaram a estrutura do elevador e modernizaram-no. Até tinha um banquinho dentro para poder descansar. 

Agora falemos do pequeno almoço. Para mim, é sempre uma característica que valorizo muito nos hóteis, e este foi dos melhores que já comi! Imensa variedade, croissants, pastéis de nata miniatura, queijo da Serra, queijo brie, uma variedade de pães enorme e um sumo de laranja natural delicioso, entre outras maravilhas. 

 

IMG-0961.jpg

 

IMG-0962.jpg

 

IMG-0963.jpg

 

IMG-0943.JPG

(claro que repeti mais que uma vez...)

 

Com o mau tempo, tivemos que arranjar coisas para divertir as crianças no hotel, e esta unidade é mesmo boa para isso. Tem uma sala de brincar com uma grande variedade de diversão para miúdos e graúdos, com mini snooker, mini matraquilhos, mini mesa de ping-pong, casotas, livros, etc. Admito que passei lá um bom bocado com o pequeno. 

 

Pronto, a nível de características da Pousada, está tudo dito, pelo menos daquilo que tivemos o tempo de ver. Tentamos passear pela Serra e ainda conseguimos ir até Manteigas que é muito bonito, e o caminho pela Serra até lá é maravilhoso, com muitos pontos de interesse. A Serra está mesmo bem adaptada a passeios turísticos, que seja de carro ou a pé. 

Fomos ao ponto mais alto onde conseguimos ver alguma neve e fomos até à Torre, mas infelizmente não se via nada, era tanto nevoeiro e vento que voltamos para trás. 

 

Mas como disse no início deste artigo, havemos de voltar, tanto à Serra da Estrela como a esta Pousada, porque foi um fim-de-semana muito agradável.

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.