Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cenas & Coisas

Cenas & Coisas

17.Jun.22

Quando o Instagram ajuda a matar saudades do nosso país - Portugueses de França

Se já seguem o blog ou o meu Instagram, já perceberam que nasci em França e sou Luso-descendente. Em outubro comecei a seguir uma página no Instagram de um rapaz luso-descendente que vive em França: Portugueses de França.

Apareceu no meu feed um post qualquer que chamou o meu interesse e fui ver a página que basicamente mostra Portugal e os seus costumes, assim como o ponto de vista engraçado sobre o que é ser emigrante português em França.

Rapidamente a página tornou-se um sucesso com mais de 7000 pessoas a seguirem e partilharem o seu conteúdo.

Hoje partilho aqui a conversa que tive com o Loïc (criador da página) sobre a sua página e a sua paixão por Portugal.

 

2022-06-17 08_25_09-Portugueses Em França (@portu

 

Como é que decidiste criar esta página?

Decidi criar esta página quando estava de férias em Portugal. As férias estavam a acabar e já sentia aquela saudade de Portugal antes mesmo de regressar a França. Por isso decidi criar esta página para matar saudades do nosso belo país.

 

Fala-nos um pouco sobre ti.

Meu nome é Loïc, nasci em França em 1998 e sou filho de pais portugueses. Moro perto de Montpellier na França e perto de Coimbra em Portugal. Em França trabalho numa loja de ferragens.

 

Quando criaste a página, pensaste que iria ter tanto sucesso?

Quando criei esta página nunca pensei que iria ter este sucesso, 10 dias depois de ter criado a página, já tinha quase 1000 seguidores. Hoje a página tem mais de 7300 e cada dia está a crescer. Já agora queria agradecer a todos pelas mensagens, as partilhas e os likes. Com esta página encontrei uma comunidade unida e muitos amigos.

 

Com que frequência vais a Portugal?

Normalmente costumo ir duas vezes por ano, no verão e no Natal.

 

A pergunta típica que se faz a um emigrante, gostas mais de França ou de Portugal?

Isto é uma pergunta muita difícil de responder porque em França tenho a minha vida, os meus amigos, o meu trabalho... Em Portugal tenho a minha família toda, uma vida sem stress.

Acho que entre Portugal e França, eu escolheria Portugal pela a qualidade de vida.


Sentes preconceito sendo português em França?

Sim claro, eu sinto muitos preconceitos sobre o facto de ser português em França, todos os dias ou quase ouço piadas sobre o facto dos portugueses terem muitos pelos ou andarem a trabalhar nas obras por exemplo. Tento fazer mudar esses preconceitos através da página mas é um pouco complicado.


E sendo emigrante francês em Portugal?

Em França sou "le guesh" (o tuga) e em Portugal sou um "avec". Isso é um pouco chato, acho que devíamos ser orgulhosos de ser portugueses em França e emigrantes em Portugal.


Do que mais gostas em Portugal?

O que mais gosto são os bons momentos que temos com a família, com o pouco tempo que passamos com eles, tento aproveitar da família ao máximo. A família não é a única coisa que gosto, aliás eu gosto de tudo em Portugal porque é uma vida totalmente diferente do nosso dia a dia.


Pensas em vir viver para Portugal no futuro?

Um dia espero regressar a Portugal para lá viver, mas penso que não vai ser para já, o custo de vida é muito caro em Portugal em relação aos salários.

Por enquanto ganho bem em França e consigo meter de lado para ir de férias. No dia em que se ganhar mais em Portugal, que o nível de vida e que ao nível da medicina será melhor, aí se calhar eu mudo de país.

 

Porque é que nunca te vemos na página? Já vi que em perguntas dos teus seguidores, interessam-se em saber mais sobre ti.

Nunca mostro a minha cara na página porque prefiro ser anónimo, não quero ser popular, que as pessoas me reconheçam ... Esta página é sobre Portugal e não sobre mim.

 

Com esta entrevista, no fundo revejo-me. Os emigrantes são muitas vezes alvos de piadas, etc. mas ser emigrante é sentir a saudade como ninguém. Saudades do país, dos cheiros, dos momentos, das pessoas, vivemos cada momento passado em Portugal a 100%. Atrevo-me a dizer que temos mais orgulho em ser portugueses do que quem nasce em Portugal. Uma vez disse ao Loïc, numa das primeiras mensagens que lhe enviei, que se houvesse Instagram quando estava em França e se a sua página existisse, teria ajudado bastante a matar as saudades de Portugal.

A página Portugueses de França é uma lufada de ar fresco, onde as pessoas que comentam estão bem dispostas e reúnem-se com um sentimento comum que é o amor por Portugal.

 

Se quiserem espreitar e/ou seguir, fica aqui o link: INSTAGRAM Portugueses de França

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.